segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Recursos de aprendizagem

Blog pedagógico: é possível visualizar um novo horizonte?
Tânia Maria Moreira 1
Acessado em:
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/nfa/tetxt3.htm

Antes de iniciarmos os trabalhos, pare, pense e tente responder a algumas perguntas. Há quanto tempo ouvimos e dizemos que a educação brasileira necessita de mudanças para podermos sobreviver na sociedade da informação e comunicação em que estamos inseridos? Há quanto tempo lemos que os profissionais da educação precisam mudar a forma de ensinar e aprender? Há quanto tempo falamos que o professor e o aluno necessitam estabelecer relações dialógicas verdadeiras no contexto de aprendizagem? Há quanto tempo escrevemos que o educando necessita assumir um papel ativo no processo de aprendizagem, enquanto o educador necessita assumir outras funções, como a de orientador da aprendizagem? Há quanto tempo sonhamos com mudanças concretas na educação? Há quanto tempo buscamos alternativas para conquistarmos, na prática, algumas mudanças? O que estamos fazendo para tentar tornar reais nossos discursos? Como estamos agindo? Que resultados estamos obtendo? (...)
Para finalizar, apresentamos a relação de endereços de blog da nossa comunidade. É importante salientar que são criações dinâmicas, em constante construção logo, a cada vez que forem acessados, estarão em um estágio diferenciado de trocas.
Pais
http://licoesdetradicionalismo.zip.net/ http://anaterraguerreira.zip.net/http://amoratradicao.zip.net/http://mensageirodopago.zip.net/
ex-alunos
http://xirusnanet.zip.net
alunos
http://camperiandopelarede.zip.net/http://gauchosnafita.zip.net/http://adamadojogo.zip.net/http://dancasgauchas.zip.net/http://culturadosul.zip.net/ http://lendasdatradicao.zip.net/http://meudiariogaucho.zip.net/http://poesiasdatradicao.zip.net/http://reciclandonossastradicoes.zip.net/http://chargeserabiscos.zip.net/
professores
http://timbauva.zip.net/ , http://tradipaz.zip.net/ , http://indiomissioneiro.zip.net/ , http://novohorizonte.zip.net/ , http://poesiasdatradicao.zip.net/ , http://gauderiodebage.zip.net/
parceiros tradiciona-listas
http://oclarimcampeiro.zip.net/
http://mariagaucha.zip.net
http://gauderiodebage.zip.net/
http://Termosregionais.blogspot.com ,
Blogs e flogs de parceiros que interagem com blogueiros da CVT
http:// www.cascudeando.zip.net
http://lead.cap.ufrgs.br
http://opiniaotecnicoadm.zip.net
http://vidassecascolbachini.zip.net/
http://paginas.terra.com.br/educacao/Gutierrez
http://vamosblogarbr.blogspot.com/
http://niqueleira.zip.net/
http://quemfaz.blogspot.com/
http://aescolanasondasdoradio.myflog.com.br
www.refletindoasnoticias.weblogger. terra.com.br
http://www.fractoscopio.tk
www.pedagogia.zip.net
http://caicmariano.blogdrive.com
Referências bibliográficas
- FAGUNDES, L., SATO, I., MAÇADA, D. Aprendizes do Futuro: As Inovações Começaram! – disponível no endereço:<>.
- FREIRE, P. e SHOR, I. Medo e ousadia – O cotidiano do professor. Tradução de Adriana Lopez. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
Notas
1- Professora Multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Santa Maria, Especialista em Informática na Educação e Mestre em Letras.
2- Se desejares trocar idéias, terei o maior prazer de te encontrar no http://novohorizonte.zip.net.
3- Maiores informações sobre o curso podem ser obtidas no endereço: http://www.eproinfo.mec.gov.br/fra_eProinfo.php?opcao=3 ou no blog http://novohorizonte.zip.net/arch2004-11-01_2004-11-30.html .
4- Editei e publiquei no endereço http://novohorizonte.zip.net/arch2004-09-01_2004-09-30.html três ‘posts’ sobre: Como definir blog? Blog, a ferramenta e Como criar um blog é a sua maior dúvida?
5- Tais reflexões, também foram divulgadas no meu blog com o título Interações.
6- A proposta de trabalho pode ser encontrada em http://novohorizonte.zip.net/.
7- Maiores informações no endereço http://www.redejovempaz.cap.ufrgs.br.
8- Maiores informações podem ser obtidas no blog da CVT - http://comunidadevirtualtradicionalista.zip.net - ou no blog Por um novo horizonte http://novohorizonte.zip.net.

Nenhum comentário: